Embora todos saibamos que o Jazz é tanto um estilo de música quanto um estilo de dança, muitas pessoas podem não perceber a importância que a dança desempenhou na música. Existem muitas músicas por aí que mencionam a importância da dança e ainda assim nós, como sociedade, parecemos ter esquecido a importância ou limitado essa importância a uma determinada faixa etária. Quando envelhecemos, parece que esquecemos não apenas como dançar, mas também a importância intrínseca da dança.
"I Hope You Dance" é apenas uma das muitas canções que relatam o importante papel que a dança desempenha na alimentação da alma humana. Se uma coisa na vida é importante para todos, essa coisa seria dançar sempre que surgisse a oportunidade. Você nunca sabe quando vai ficar sem oportunidades para dançar ou descobrir que desperdiçou tantas delas. Aceite-os como eles vêm e sua vida será preenchida com uma alegria muito maior do que você pode imaginar. Apesar de muitas outras músicas por aí que podem transmitir a mensagem, há muito poucas que dizem isso de forma mais concisa do que essa música em particular. "Quando você tiver a opção de ficar de fora ou dançar, espero que dance".
Garth Brooks é outro músico que fez um excelente comentário sobre dança. Sua música "The Dance" narra não necessariamente a importância de dançar, mas de participar. Dada a escolha, muitos que perderam a vida em algum empreendimento arriscado provavelmente diriam aos que ficaram para trás que não teriam trocado a dança por mais um fôlego. A letra dessa música é um tanto assustadora "Eu poderia ter perdido a dor, mas teria que perder a dança".
Acredite ou não, todas as boas músicas que mencionam dança não são músicas country. Estes, honestamente, são, na minha opinião, os mais pungentes. Outras ótimas músicas sobre dança incluem a música "Let's Dance" de David Bowie. A letra desta música inclui a estrofe "Vamos dançar com medo esta noite é tudo". A verdade é que nunca se sabe e dançar é uma ótima maneira de celebrar a vida.
Música e dança há anos andam de mãos dadas e continuarão assim por muito tempo depois de deixarmos esta terra. Pelo menos essa seria a esperança. Eu odiaria ver como seria um mundo sem dança. Seria como ter filhos sem riso e esse seria um mundo triste para se viver. Se você quer manter seus filhos dançando, então você deve ensiná-los a dançar. Ensine-os que não há problema em dançar e ser bobo em casa. Que não há problema em dançar ao longo de suas tarefas (hey, se isso os faz sorrir enquanto tiram o lixo, eu digo, vá em frente!). Ensine-lhes que dançar é uma ótima maneira de expressar alegria e que o riso é a melhor coisa para acompanhar sua dança.
Os nativos americanos têm uma longa e nobre herança quando se trata de dança. Eles deixaram seus sonhos baterem o coração da Mãe Terra e dançaram em companheirismo com a natureza. Eles dançaram de alegria e tristeza, guerra, paz e louvor. Não consigo pensar em nenhum exemplo melhor para seguir quando se trata de dança.